Home >  O que é Rotary > Rotary no Brasil

esde que o Rotary se internacionalizou, tentou-se criar um Rotary Club no Brasil. Em  1916 foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro. Claro, o Rio foi  até 1960 a capital do Brasil. Em 1921 houve nova tentativa, mais sólida. Contudo, este  clube era formado por 17 profissionais, sendo a maioria de homens estrangeiros radicados no Rio. No entanto, quando o Rotary International recebeu o pedido de filiação do clube brasileiro desaprovou a sua composição e aconselhou que viesse  a ser integrado por  mais brasileiros natos.

A nova formação só foi obtida em 1922, ano do Centenário da Independência do Brasil, quando se conseguiu uma composição com 16 profissionais brasileiros, sob a presidência de João Thomé Saboya e Silva, filiado ao Rotary International a 28 de fevereiro de 1923.

Crescimento —  O clube do Rio de Janeiro  cresceu rapidamente, pois em 1924 já se compunha de 45 sócios. O Brasil foi, assim, o quarto país da América do Sul e o sexto da América Latina a sediar Rotary.

Antes do Brasil, alinhavam-se, pela ordem:

• Cuba
  • México
  • Uruguai
  • Argentina
  • Peru

São Paulo:1924 — Em 29 de fevereiro de 1924 instalou-se o Rotary Club de São Paulo, segundo do Brasil, que só um ano depois, a 24 de março de 1925, conseguiu filiação em Rotary International. Isso porque, dos seus estatutos,  constavam reuniões quinzenais e o Rotary International exigia que fossem semanais. Lembremos que São Paulo vivia em 1924 uma sangrenta revolução

Embora modificando os estatutos, os Rotary Clubs brasileiros só passaram a realizar reuniões semanais em 1929. Em 26 de fevereiro de 1927 funda-se, com 25 sócios (o mais numeroso no ato da fundação), filiado em Rotary International, a 21.05.1927, o Rotary Club de Santos, apadrinhado pelos outros dois Rotary Clubs anteriores e por eles assistido. O quarto  Rotary Club brasileiro surgiu pouco depois em Belo Horizonte a 13 de setembro de 1927, filiado a Rotary International  a 10 de novembro de 1927. No mesmo ano de 1927, funda-se ainda o 5° Rotary Club brasileiro em Juiz de Fora, MG,  a 9 de novembro. Em 1928 fundam-se Rotary Clubs em Niterói, Petrópolis, Campos, todas cidades fluminenses e depois em Porto Alegre.

Crack de 29 e Revolução de 1930   O crack de 1929 e a consequente depressão econômica ocidental terá sido um vigoroso fator na redução do  surgimento de novos Rotary Clubs,. Em 1929 e 1930, apenas dois Rotary Clubs se fundaram nesse período: os de Ribeirão Preto, SP,  e Nova Friburgo, RJ.

Uma forte razão política  chegou a ameaçar o rotarismo no Brasil.  O decreto-lei 383 de 18 de abril de 1938, baixado pelo então presidente Getúlio Vargas   determinava

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição,

DECRETA:

Art. 1º Os estrangeiros fixados no território nacional e os que nele se acham em carater temporário não podem exercer qualquer atividade de natureza política nem imiscuir-se, direta ou indiretamente, nos negócios públicos do país.

Art. 2º É-lhes vedado especialmente:

1 - Organizar, criar ou manter sociedades, fundações, companhias, clubes e quaisquer estabelecimentos de carater político, ainda que tenham por fim exclusivo a propaganda ou difusão, entre os seus compatriotas, de idéias, programas ou normas de ação de partidos políticos do país de origem. A mesma proibição estende-se ao funcionamento de sucursais e filiais, ou de delegados, prepostos, representantes e agentes de sociedades, fundações, companhias, clubes e quaisquer estabelecimentos dessa natureza que tenham no estrangeiro a sua sede principal ou a sua direção.

(...)
Nota: grafia da época

O mais temeroso impacto desse decreto-lei foi a possibilidade de que todos os Rotary Clubs do País tivesses de encerrar suas atividades. Com o esforço do Rotary Club do Rio de Janeiro e a inegável boa-vontade do então Ministro da Justiça de então, Francisco Campos. Assim, conseguiu-se contornar a situação substituindo nos estatutos dos Rotary Clubs, a palavra "filiação" (ao Rotary International) por "cooperação".

1934: Brasil reivindica  participação feminina —  A educadora e feminista brasileira Eugênia Dutra Hamann, esposa do rotariano Hugo Hamann, do RC Rio de Janeiro, trocava correspondências com Paul Harris, questionando a ausência da mulher em Rotary. Publicou um manifesto: "Por que não, Paul Harris?"

Rotary no Brasil hoje  —    O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Pólio Plus uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio.  Hoje, 99% da poliomielite está erradicada do mundo.  Os Rotary Clubs no Brasil participam ativimente da campanha Pólio Plus, oferecendo recursos para a aquisição de vacinas,, vigilância e mobilização social.

A partir de sua admissão ao Rotary em 1987, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido do Rotary, gradualmente ocupando posições de liderança na organização.  No Brasil são hoje (janeiro 2015),  quase 13 mil mulheres.

Brasil, maior doador  — O Brasil é o quinto país em termos de membros do Rotary, com mais de 56 mil rotarianos de 2.381 clubes e 38 distritos. No ano de 2012-2013 o país foi o novo maior contribuidor da Fundação Rotary, doando US$ 5.109.889,00.

Os Rotary clubes e distritos no Brasil são envolvidos com muitos projetos e atividades, especialmente relacionados com cuidado em saúde, incluindo clinicas de olhos, saúde bucal, prevenção de doenças e campanhas antifumo e antidrogas.

Variadas atividades no mundo —   Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradiação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids. Rotary Clubs ao redor do mundo se inspiram no lema "Dar de si antes de pensar em si".

Fontes: