Home >  O que é Rotary > 1989: as mulheres conquistam seu espaço em Rotary

1989: mulheres conquistam seu espaço em Rotary

Quando o Rotary foi fundado em 1905, a mulher  tinha, com raras exceções, apenas as funções de  esposas.

Até 1989 os Rotary Clubs eram unidades rotárias exclusivamente masculinas.

A presença da mulher em Rotary  dava-se em Associações das Esposas de Rotarianos ou como sócias das Casas da Amizade.  As mulheres solteiras, viúvas ou separadas, no início, ainda que profissionais, não tinham espaço.

Posteriormente, admitiam-se  jovens mulheress como interactianas, rotaractianas.  Mas a mulher sempre tinha um papel de "parceiras" em programas educacionais ou humanitários.
A admissão de mulheres aos Rotary Clubs, decidida por votação na reunião do Conselho de Legislação de 1989, foi um momento marcante de história rotaría em resposta à decisão judicial da Suprema Corte dos EUA, determinando que os Rotary Clubs não podiam impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo.

A votação foi resultado de décadas de esforços de mulheres de todas as idades e tambémd e homens do mundo inteiro e diversas votações anteriores em reuniões do Conselho de Legislação.

A resposta à decisão foi avassaladora: em junho de 1990, o número de rotarianas havia disparado para mais de 20.000. Em 2o15 , este número é de quase 250 mil mulheres no mundo,  das quais,  cerca de 13 mil são brasileiras.

TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO ROTARY

1934

A educadora e feminista brasileira
Eugênia Dutra Hamann, esposa do rotariano Hugo Hamann, do RC Rio de Janeiro,  trocava correspondências com Paul Harris, questionando a ausência da mulheres  em Rotary.  Publicou um manifesto: "Por que não, Paul Harris?"   Eugênia Dutra Hamann  foi a mãe de  Emma Negrão de Lima, primeira-dama do Estado da Guanabara entre os anos 1965 e 1970, por ser a mulher de Francisco Negrão de Lima.

1950

Um Rotary Club indiano propõe uma emenda para a eliminação da palavra "masculino" dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club na reunião do Conselho de Legislação, na Convenção do RI em 1950.

1964

A programação do Conselho de Legislação contém emenda proposta por um Rotary Club em Ceylon (atual Sri Lanka), solicitando a admissão de mulheres nos Rotary Clubs. Os delegados votam a retirada da proposta. Duas outras propostas solicitando que mulheres fossem elegíveis à associação honorária também são retiradas.

1972

À medida que as mulheres adquirem mais destaque em suas profissões, mais clubes começam a solicitar permissão para admiti-las. No Conselho de Legislação de 1972, um Rotary Club americano propõe a admissão de mulheres no Rotary.

1977

Três propostas pela admissão de mulheres são encaminhadas ao Conselho de Legislação para consideração na Convenção de 1977. Um clube brasileiro propõe que mulheres sejam admitidas a título de associadas honorárias.

O Rotary Club de Duarte, na Califórnia, EUA, admite mulheres em seu quadro associativo violando os Estatutos do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Devido a tal violação, o clube é desativado em março de 1978, sendo reativado apenas em setembro de 1986.

1980

O Conselho Diretor do RI e Rotary Clubs da Índia, Suécia, Suíça e Estados Unidos propõem uma emenda segundo a qual deveriam ser removidas dos Estatutos e Regimento Interno do clube e do RI, quaisquer referências aos associados que dessem a entender que eles fossem do sexo masculino.

1983-86

Em processo movido pelo clube de Duarte, em 1983, o Tribual Superior da Califórnia dá vitória ao Rotary International mantendo que mulheres não deveriam ser admitidas em Rotary Clubs naquele estado. Em 1986, o Tribunal de Justiça da Califórnia reverte a decisão, evitando que a provisão fosse adotada. A Suprema Corte da Califórnia se recusa a aceitar a apelação e o caso é levado à Suprema Corte dos Estados Unidos.

1987

• Em 4 de maio, a Suprema Corte dos Estados Unidos decide que Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo. O Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão de admitir mulheres qualificadas.
  • O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte americana
  •  Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.

1988

Em novembro, o Conselho Diretor do RI reconhece o direito de Rotary Clubs no Canadá admitirem mulheres com base em uma lei canadense semelhante à sustentada pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

1989

Em sua primeira reunião após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 1987, o Conselho de Legislação decide por votação que as mulheres poderiam fazer parte do quadro associativo de qualquer Rotary Club no mundo.

1990

Em junho, existem aproximadamente 20.200 rotarianas no mundo inteiro. A revista The Rotarian publica um .

1995

Em julho, oito mulheres se tornam as primeiras governadoras de distrito: Mimi Altman, Gilda Chirafisi, Janet W. Holland, Reba F. Lovrien, Virginia B. Nordby, Donna J. Rapp, Anne Robertson e Olive P. Scott.

2005

Carolyn E. Jones começa seu mandato como a primeira mulher curadora da Fundação Rotária.

2008

Catherine Noyer-Riveau torna-se a primeira mulher a fazer parte do Conselho Diretor do RI.

2010

O Rotary conta com mais de 199.000 mulheres em seu quadro associativo e um número cada vez maior de governadoras de distrito. No Brasil são quase 13 mil mulheres, muitas Presidentes de Clubes ou Governadoras de Distritos.

Elizabeth Demaray começa seu mandato como a primeira tesoureira do RI.

Anne Matthews começa seu mandato como a primeira mulher vice-presidente do RI.