Home > O que é Rotary

QUER COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES
COM OUTRAS PESSOAS DE NOSSA COMUNIDADE?

O Rotary une pessoas de todos os continentes, culturas e áreas de atuação. Essa é realmente uma de nossas maiores forças. Nossos associados são líderes em seus campos profissionais e em suas comunidades. Nossas perspectivas diversificadas nos ajudam a enxergar os problemas de modos diferentes para que possamos resolvê-los em várias partes do mundo.

Rotary não tem vínculos políticos ou religiosos.

Rotary mantém uma  perspectiva diversificada e uma abordagem multidisciplinar, reunindo líderes capacitados em suas áreas que empenham seu talento em busca de um mundo melhor. O  coração do Rotary é formado pelos clubes, por sua vez composto por pessoas dedicadas a serviços comunitários e conectadas pela amizade.

No Rotary, nossos associados se encontram, trocam ideias e fazem amizades de diversas maneiras, entre elas:

• Reuniões semanais de clubes
  • Grupos de discussão on-line
  • Grupos formados com base em interesses afins
  • Eventos locais
  • Nossa Convenção Internacional anual
  • Gostaria de se conectar com associados do Rotary de sua comunidade?  Junte-se a nós!

Rotary Club   é um  clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

É tão conhecido mundialmente que quase dispensa apresentações.

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary  é uma organização de profissionais e de líderes de negócios, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões.  Existem quase  35 mil  Rotary Clubs no mundo, em 219 países e regiões geográficas, atuando por meio de cerca de 1,3 milhão de voluntários associados. É é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço.  Desde 1989, Rotary Clubs de todo o mundo passaram a admitir mulheres entre seus associados.
Hoje, Rotary trabalha pela paz mundial incansavelmente.  Cada rotariano  compartilha o objetivo de criar um mundo mais pacífico, onde impere a compreensão entre os povos.

Somos vizinhos, líderes comunitários e cidadãos globais unidos para o bem comum. Estamos comprometidos em assumir alguns dos desafios humanitários mais prementes do mundo. Estamos comprometidos em apoiar as nossas comunidades locais. Estamos comprometidos a criar um mundo mais pacífico.

Esses asssociados, chamados rotarianos, têm como princípio básico fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.  O nosso Rotary Club Santana de Parnaíba Centro Histórico faz parte do Distrito 4610, que integra o  Rotary Internacional.

Objetivo

O objetivo do Rotary  é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

1.  O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  2. O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  3. melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  4. proximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Presença Mundial

Atualmente, o Rotary está presente em mais de 210 países e regiões geográficas, atuando por meio de aproximadamente 34 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.396 Rotary Clubs e cerca de 56 mil rotarianos (estes dados são de junho de 2014). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Popularidade

Um dos mais visíveis e conhecidos  projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

O que significa a palavra Rotary?

Rotary é um adjetivo do idioma inglês equivalente a rotativo, giratório, circulatório, em rodízio.   Os sócios fundadores da organização que é hoje o Rotary International  optaram pelo nome Rotary porque suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, no local de trabalho de um dos sócios.

Mais...