RYEP — Rotary Youth Exchange Program —  Programa Rotary de Intercâmbio de Jovens

Home > Intercâmbio de Jovens do Rotary do Distrito 4610

Venha ser intercambista!

Você tem interesse em conhecer outras culturas, aprender um novo idioma ou conhecer pessoas novas? O  Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary (RYEP) é uma oportunidade única para os mais de 8 mil estudantes do mundo inteiro  que participam todos os anos. Ao compartilhar sua própria cultura e abraçar uma nova, você ajuda a promover a compreensão mundial e aprende muito sobre si mesmo e seu próprio país.

Processo Classificatório 2015-16

As inscrições para o Processo Classificatório 2015-16  do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens do Distrito 4610 do Rotary   já se encerraram.
Mas  tendo interesse para o Processo Classificatório 2016-17, fale Conosco   agora   se você mora na área de nosso clube  ou próxima!
Envie o formulário abaixo.

SAIBA COMO FUNCIONA O INTERCÂMBIO DO ROTARY

O QUE É O INTERCÂMBIO DE JOVENS DO ROTARY?

É uma oportunidade para os jovens estudarem no exterior, onde podem passar de algumas semanas a um ano inteiro como estudantes internacionais recebidos pelos Rotary Clubs locais.

O INTERCÂMBIO É INDICADO PARA MIM?

Os intercâmbios são indicados para pessoas de 15 a 19 anos que:

• Demonstraram liderança em suas escolas e comunidades
  • Sejam flexíveis e estejam dispostos a experimentar coisas novas
  • Estejam abertos a diferenças culturais e de hábitos
  • Queiram conhecer culturas diversas
  • Apreciem a cultura nacional e saibam discorrer um pouco sobre ela
  • Possam servir como embaixadores de seus próprios países

QUANTO CUSTA?

O custo varia de acordo com o país. Existe uma pequena taxa para o distrito administrar e gerir o Intercâmbio(*).
Mas os Rotary Clubs locais generosamente recebem os estudantes e fornecem acomodação e refeições com uma família anfitriã, além de uma pequena mesada.
Assim, em todo o mundo,  o intercambista fica acomodado como se da família fosse...
Geralmente, são de responsabilidade dos participantes interessados:

• Passagens aéreas de ida e volta
  • Seguro
  • Documentos de viagem (como passaportes e vistos)
  • Dinheiro para despesas gerais e de passeio, viagens adicionais
  • Pagamento da taxa do Rotary

(*) Informe-se no seu clube!  É uma taxa muito menor do que você imagina!

COMO POSSO ME CANDIDATAR?

Basta preencher o formulário acima.   Como o processo de seleção e orientação é organizado e tem fases,  sugerimos que você se candidate de 6 a 12 meses antes da data em que planeja viajar.

POSSO HOSPEDAR UM ESTUDANTE DE INTERCÂMBIO MESMO NÃO SENDO DO ROTARY?

Hospedar um estudante de intercâmbio pode ser uma experiência incrivelmente gratificante para a sua família, proporcionando uma vivência internacional sem que você precise sair de casa. As famílias anfitriãs fornecem acomodação e refeições, e compartilham suas vidas com os intercambistas, envolvendo-os na família, na comunidade e em atividades culturais.

Quer saber mais sobre como ser uma família anfitriã?  Preencha o formulário acima!

Grupo de inbounds no Colégio Castanheiras, Alphaville  no 1º Serminário de Juventude (2014), promovido pela escola.
Na foto, Waldo (Timor-Leste), Jonas Feldmann (Alemanha), Débora Chiavone, intercambistas e a diretora da
Escola Castanheiras, Débora Silva Vaz  de Almeida

O intercambista outband Ricardo Sessa Júnior  — que foi para  a Austrália — com seu pai Ricardo Sessa

O inbound Jonas Feldmann com seu host-brother e companheiro  rotariano  Rafael Teixeira Pinto

Chair Ligeia Stivanin do Distrito 4610 falando aos intercambistas
do RC Santana de Parnaíba Centro Histórico

Ligéia Stivanin, chair, Vânia de Sousa, companheira; a presidente Virgínia de Moraes e o nosso inbound Jonas Feldmann.